O Rio Grande do Sul inicia, na próxima segunda-feira, a última semana da campanha de imunização contra o sarampo e a poliomielite. O percentual de imunização até agora é de 62% para as duas doenças no Estado: das 528.938 crianças de um a cinco anos incompletos incluídas na meta de vacinação da campanha, 330.492 foram imunizadas contra a poliomielite, e 330.151 contra o sarampo.
A preocupação maior é com as crianças de um ano, faixa etária com o menor percentual de vacinação até agora. Desde o início da campanha, 54,21% das crianças desta faixa etária foram vacinadas contra a poliomielite, e 53,68% contra o sarampo.
A chefe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Tani Ranieri, alerta para a importância de todas as crianças comparecerem aos postos de vacinação, inclusive as que já foram vacinadas:
— É difícil identificar uma causa para o baixo percentual entre crianças de um ano. O que pode estar acontecendo é que as crianças podem estar já em dia com sua situação vacinal e os pais optam por não levar. Isso é um erro, porque a solicitação é de que todas as crianças compareçam aos postos. Mesmo que estejam com o esquema de vacinação completo, tomarão uma dose extra, que ajuda a estimular o sistema imunológico, já que o vírus do sarampo está circulando no Estado — explica.
O Rio Grande do Sul é considerado livre do sarampo desde 2016, mas voltou a registrar casos neste ano. A Secretaria Estadual da Saúde já considera o reaparecimento da doença um surto. São 16 casos em 2018 — nove deles em Porto Alegre.
A campanha de vacinação segue até a próxima sexta-feira, dia 31. A vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos e é indicada para crianças menores de um ano em três doses: aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade. Depois, a criança deve receber dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos quatro anos.
No caso do sarampo, a vacina tríplice viral é indicada no calendário básico quando a criança completa um ano. Aos 15 meses, ela deve ser imunizada com a vacina tetraviral, que protege sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
Vacinação de pólio*
Doses aplicadas: 330.492
Cobertura: 62,48% do público-alvo
Vacinação de sarampo*
Doses aplicadas: 330.151
Cobertura: 62,42% do público-alvo
*Entre crianças de 1 a 5 anos incompletos