O sábado (18) será marcado pelo dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite em todo o país. Em Santa Maria, as unidades de saúde da cidade funcionarão das 8h às 17h para atender a meta do município que é vacinar até o dia 31 de agosto, 12.556 crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos. Para garantir a adesão, durante o sábado, haverá passe livre no transporte coletivo urbano e interdistrital para acompanhantes de crianças menores de cinco anos.
O decreto, assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), determina que a gratuidade está assegurada, das 7h às 18h, para apenas um acompanhante da criança em idade de vacinação. Contudo, para ter direito ao passe livre, o passageiro deverá, impreterivelmente, apresentar a carteira de vacinação da criança.
Na cidade, são pelo menos 28 pontos de vacinação que estarão abertos. Já no interior do município, as unidades de saúde não abrirão. De acordo com a prefeitura, a população a ser vacinada nos postos dos distritos é menor e a demanda é bem atendida durante a semana. Contudo, quem precisar, pode ter acesso ao passe livre do transporte coletivo – que vale também para as linhas interdistritais – e procurar às unidades de saúde da cidade.
A campanha de vacinação deste ano contra o sarampo e a poliomielite é indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço - a não ser que tenham recebido a vacina nos últimos 30 dias. Respeitado esse período de um mês, não há riscos de se tomar doses a mais.
De acordo com a prefeitura, não haverá pontos volantes de vacinação. Mesmo que as crianças sejam a prioridade da campanha, adultos que precisam atualizar a carteira de vacinação também podem procurar os postos de saúde.