A realização de mutirões está entre as propostas do Conselho Municipal de Saúde para melhorar o atendimento na área em Caxias do Sul, especialmente com relação à pediatria. A ideia será apresentada em reunião dos conselheiros nesta terça-feira (24), às 19h, na Câmara de Vereadores. O encontro será aberto ao público.
Conforme a presidente do Conselho, Fernanda Borkhardt, a proposta dos integrantes do colegiado é utilizar o próprio quadro funcional do município para ampliar o atendimento. Ela também acredita que uma readequação no Pronto Atendimento 24h poderia permitir a criação de cerca de 10 leitos, para amenizar o problema de forma emergencial.
— Não temos tempo de aguardar um novo serviço. O problema hoje é principalmente de falta de médicos e a solução não está em ampliar leitos e sim reforçar a atenção primária (nas unidades básicas de saúde). Como medida de emergência, no entanto, se poderia fazer um mutirão utilizando horas extras e aumentar os leitos no Postão para quem aguarda o tratamento adequado (encaminhamento para um hospital). O serviço de emergência está prensado entre o atendimento primário e o terciário (hospitais) — afirma.
A reunião desta terça foi convocada pela Secretaria da Saúde para que os conselheiros analisassem a proposta de criação do plantão pediátrico. Na última sexta-feira (20), porém, o município pediu para que o assunto fosse retirado da pauta do encontro. O argumento foi a inclusão, por parte do Conselho, de outros assuntos na agenda da reunião. Ainda assim, o colegiado manteve o encontro e o secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, voltou atrás e confirmou presença.