A prefeitura de Caxias do Sul pediu ao Conselho Municipal da Saúde que a análise do projeto de criação do plantão pediátrico seja retirado da pauta da reunião extraordinária prevista para a próxima terça-feira (24). A solicitação ocorreu por meio de um ofício encaminhado pela Secretaria da Saúde aos conselheiros na manhã desta sexta-feira (20).
O argumento do município é que o Conselho incluiu outros assuntos na reunião que havia sido convocada para avaliar exclusivamente o projeto do plantão. Diante disso, na avaliação da secretaria, o debate ficaria prejudicado. O município propôs que assunto seja analisado em nova reunião no dia 31 de julho.
A presidente do Conselho, Fernanda Borkhardt, discorda do argumento da secretaria e afirma que os outros assuntos incluídos na pauta tinham relação com o plantão pediátrico.
— Estamos chamando os conselheiros, que atuam de forma voluntária, para reunião extraordinária pela terceira vez. Deveríamos ter feito um encontro com o secretário para que ele apresentasse a proposta do município e os conselheiros falassem as suas. Acredito que nada seria decidido no dia 24. Eles iriam colocar o que o Conselho imagina e talvez elaborar uma terceira proposta. Pedimos o projeto e ele (prefeito Daniel Guerra) não mandou. O que ele mandou é a intenção. Não sabemos quanto vai custar, quantas crianças vai poder atender, quantos profissionais serão necessários. Sem essas informações fica difícil avaliar — desabafou.
Por volta das 10h30min, Fernanda ainda não havia conversado com todos os conselheiros para decidir quais os próximos passos serão tomados pelo colegiado.