Esta sexta-feira (22) é o último dia da campanha de vacinação contra a gripe em Santa Maria. Até agora, mais de 86 mil pessoas já se imunizaram na cidade. Porém, se forem considerados somente os grupos de risco que têm um número específico de pessoas a serem imunizadas, 82% da meta foi atingida.
Três grupos atingiram a meta de 90% durante a campanha, que foram os indígenas, as puérperas - que são mulheres até 45 dias após o parto – e os idosos. Em contrapartida, o grupo com menos pessoas imunizadas é o das crianças. Pouco mais da metade das 14 mil 315 esperadas receberam as doses.
Como a campanha já foi prorrogada duas vezes, a Prefeitura prevê que nesta sexta ela seja, de fato, encerrada. Isso porque, segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura, até o momento, nenhuma informação, referente à nova prorrogação, foi repassada.
Além destes grupos, podem se vacinar também gestantes, trabalhadores da área da saúde, professores, pacientes crônicos e trabalhadores e internos do sistema prisional. No grupo das crianças, agora, podem se vacinar as da faixa etária que vai até nove anos.
Para quem quiser se vacinar nesta sexta-feira, basta ir até uma Unidade Básica de Saúde com algum documento que comprove o pertencimento a algum dos grupos prioritários. Conforme nota divulgada pela Prefeitura, mesmo com as partidas do Brasil na Copa do Mundo, as atividades nas UBS seguem sem alteração. A exceção é a Unidade Kennedy, que terá expediente apenas no turno da manhã.