As amostras da água de Santa Maria analisadas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) tiveram resultado negativo quanto à presença do DNA Toxoplasma gondii, agente causador da toxoplasmose. O laudo foi divulgado nesta sexta-feira (11) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
As amostras foram coletadas na Estação de Tratamento (ETA) da Corsan e em residências na cidade. Santa Maria tem 271 casos de toxoplasmose, sendo 24 grávidas.
A Vigilância em Saúde do município explica, no entanto, que estes dados se referem apenas a um período específico e são considerados preliminares e não totalmente conclusivos, já que ainda é necessário que eles sejam avaliados em conjunto com as demais investigações epidemiológicas que estão sendo feitas pelo município. Por esse motivo, a investigação não foi encerrada e ainda não é possível descartar a água como provável fonte da doença.
Novos exames serão realizados pelo Laboratório de Zoonoses/Saúde Pública e Protozoologia da universidade paranaense. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, ainda serão avaliadas amostras de poços artesianos – os resultados devem ser concluídos em um prazo de 10 a 15 dias.
A orientação das autoridades de saúde é para que a população beba água mineral ou fervida (por pelo menos 10 minutos), evite alimentos crus e mal passados e lave bem os legumes e as verduras.
Confira detalhamento das análises:
Amostras já analisadas e com resultado negativo:
- 8 amostras da retrolavagem de filtros da ETA
- 3 amostras do lodo do decantador da ETA
- 1 amostras de agá tratada da saída da ETA
- 2 amostras de reservatórios em residências de casos confirmados
- 1 amostra de reservatório de produtor hortifrutigranjeiro utilizada na produção de verduras hidropônicas
- 1 amostra de água bruta e sedimento de açude produtor hortifrutigranjeiro utilizada na irrigação
- 2 amostras de reservatórios em residências de vizinhos de casos confirmados (onde as residências dos casos não possuíam caixa d'água)
Ainda aguardam-se resultados:
- 1 amostra de poço artesiano em condomínio onde registrou-se três casos
- 3 amostras de verduras de produtor localizado no município