Os moradores de Santa Maria que apresentarem sintomas da chamada síndrome febril terão, a partir desta semana, um local específico para atendimento. Na Casa 13 de Maio, no centro da cidade, foi criado um ambulatório para este tratamento. Alguns pacientes que apresentaram os sintomas da síndrome febril – dor no corpo, febre e dor de cabeça – tiveram exames confirmados para a toxoplasmose. Os atendimentos começam na próxima sexta-feira (27).
Nesse ambulatório, serão atendidas pessoas que já passaram por Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família ou Pronto-Atendimentos. É preciso que o paciente tenha sido encaminhado por um desses locais para a Casa 13. No local, infectologistas irão dar atendimento a quem precisar. Após exame, quem for diagnosticado com toxoplasmose aguda será encaminhado para o Hospital Universitário de Santa Maria.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, o ambulatório irá criar mais vagas no município, específicas para este atendimento.
A Casa 13 de maio fica na Rua Riachuelo, número 364. Os atendimentos do ambulatório já estão sendo agendados. A Casa é aberta ao público para orientações e acolhimento diariamente, das 7h às 11h30min e das 13h às 16h30min.