Santa Maria enfrenta um surto de toxoplasmose. A confirmação foi dada pela médica infectologista da prefeitura Paula Martinez, que falou com GaúchaZH na manhã desta quinta-feira (19). Durante a tarde, uma coletiva de imprensa com o prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, confirmou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), de Porto Alegre, analisou 59 casos registrados. Deste número, 14 deram positivo para a doença.
Segundo a infectologista, um levantamento nos atendimentos realizados em toda a cidade apontou que, de janeiro a 17 de abril deste ano, 900 pessoas apresentaram sintomas compatíveis com a doença – o que não significa que estejam infectados, uma vez que os sintomas são os mesmos de diversas outras doenças, como gripe, por exemplo.
— É preocupante, no momento em que uma doença endêmica existe proporcionalmente dentro de uma população. E ao se tornar um surto, nós vamos atrás de um problema e saber, por exemplo, o meio de transmissão e a propagação e como esse protozoário foi difundido. Até porque o número de pessoas contaminadas, doentes, só tende a aumentar — afirma Paula Martinez.
Um documento da prefeitura está sendo veiculado nas redes sociais desde quarta-feira (18). No material, que teve sua veracidade confirmada por GaúchaZH, a administração municipal cita a existência de uma " situação epidêmica de toxoplasmose no município" e de "surto" da doença (veja na imagem abaixo).
O médico infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro afirma que o quadro clínico de uma pessoa com sintomas de toxoplasmose consiste, basicamente, em dor no corpo, febre e mal-estar. Segundo ele, os pacientes que correm maior risco são gestantes, crianças com menos de dois anos, pessoas com lesão ocular e pacientes imunodeprimidos, ou seja, com o sistema imunológico enfraquecido.
A orientação para as pessoas do grupo de risco é que consumam, preferencialmente, água mineral. Já as demais podem utilizar água fervida por pelo menos 10 minutos.
O médico infectologista Fábio Lopes Pedro avalia que, pelos sintomas apresentados pelos pacientes na cidade, a contaminação pode ter se dado por meio da rede de abastecimento de água. A reportagem aguarda uma posição da Corsan.
Durante a manhã, já foi registrado aumento na procura de água mineral em alguns supermercados da cidade. A rede Walmart, que tem quatro lojas, afirma que o estoque está sendo reposto e que a empresa trabalha com a previsão de um consumo 10 vezes maior do que o normal.
Efeitos da doença
As consequências de toxoplasmose em gestantes podem ir desde o não desenvolvimento do feto até o aborto. Em casos de crianças abaixo de dois anos, a doença pode levar à inflamação cerebral.
Os médicos ouvidos por GaúchaZH destacam, contudo, que a manifestação clínica se dá na minoria dos pacientes. Uma vez diagnosticado em tempo hábil, o tratamento médico pode ser concluído em até seis semanas.