Cada vez mais a tecnologia tem se aliado às demandas das mais variadas áreas – educação, segurança, mobilidade e saúde –, prova disso é que em Santa Maria, foi desenvolvida uma plataforma que tem auxiliado a encontrar doadores de sangue. Em novembro de 2016, alunos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria tiveram a ideia de desenvolver uma plataforma digital que pudesse ter um valor social à comunidade santa-mariense e também do centro do Estado.
Foi então que os alunos desenvolveram o Hemotify com o objetivo de buscar doadores para o Hemocentro Regional de Santa Maria e também para o Serviço de Hemoterapia da cidade. E em pouco tempo, os acadêmicos viram a plataforma ganhar forma e espaço pelo Rio Grande do Sul e estado afora. Com a iniciativa, a direção da Hemotify espera também fortalecer e ampliar a cultura de doação de sangue.
Atualmente, além de Santa Maria, os alunos da UFSM conseguiram fazer com que o app atenda aos hemocentros de Alegrete, Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Rosa, Porto Alegre, Pelotas, Brasília e Rio de Janeiro.
Para se engajar nessa proposta é simples. O Hemotify envia para o usuário cadastrado um alerta, via SMS, e-mail ou Facebook, de que o hemocentro mais próximo está precisando de doações de sangue do tipo que ele cadastrou no app.
Confira, abaixo, a íntegra do SM de Negócios deste domingo (21):