Não bastasse fazer bem para o corpo, a prática regular de exercícios se mostrou eficaz também para combater o aspecto envelhecido do rosto de mulheres de meia-idade. Só que, desta vez, em vez de treinar o corpo inteiro, elas focaram no estica e puxa facial.
Os treinos diários ou em dias alternados fizeram parte de um estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, publicado na quarta-feira (3) no periódico JAMA Dermatology. O levantamento recrutou mulheres entre 40 e 65 anos para seguir os exercícios do Happy Face Yoga, desenvolvidos por Gary Sikorski, coautor do estudo.
Ao todo, foram recrutadas 27 mulheres, das quais 16 completaram todo o programa. Elas fizeram 32 exercícios, com cerca de um minuto de duração cada.
No final do estudo, as fotografias do antes e do depois da prática foram avaliadas por dermatologistas. Eles analisaram 19 características em três momentos: no início dos exercícios, na oitava e na vigésima semana.
Conforme a análise, mulheres que iniciaram o programa com idade estimada de 50,8 anos terminaram com idade estimada de 48,1.
— Supondo que as descobertas sejam confirmadas em estudos maiores, as pessoas têm, agora, um tratamento de baixo custo e não tóxico para parecer mais jovem. Isso é quase três anos a menos em 20 semanas — disse ao site da Northwestern o professor de dermatologia Murad Alam, que liderou o estudo.
As participantes também relataram satisfação com os resultados e melhora em boa parte das áreas do rosto.