O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), referência para mais de 40 municípios da Região Central e da Fronteira-Oeste, teve a liberação de R$ 4,5 milhões para a compra de cerca de 200 equipamentos. O recurso é proveniente do governo federal – dos ministérios da Educação e da Saúde – e também da própria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Husm.
A diretora do hospital, Elaine Resener, disse a GaúchaZH que pelo menos 30% dos equipamentos (cerca de 60 aparelhos) já chegaram e começam a ser instalados. A entrega e a instalação devem ser concluídas até o próximo mês.
Segundo Elaine, o ganho com a compra contempla a alta complexidade nas especialidades de cardiologia, fonoaudiologia, traumatologia, otorrinolaringologia e cirurgias oncológicas, entre outras áreas.
A diretora destaca que também foram adquiridos ultrassons portáteis e monitores cardíacos, o que evita, por exemplo, a necessidade de ter de deslocar o paciente – a maioria em estado grave – para realizar exames.
Outro recurso
Nesta semana, o Husm teve liberados R$ 770 mil, por parte de um acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que permitiu a compra de outros 15 aparelhos para o hospital.