O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) iniciou, nesta terça-feira (2), a instalação de mais de uma dezena de aparelhos médicos, que foram comprados com dinheiro proveniente de uma ação trabalhista. Ao todo, conforme a direção do hospital, 15 aparelhos – para as especialidades de cardiologia, de otorrinolaringologia, de fonoaudiologia – auxiliarão no atendimento de pacientes. O custo total foi de quase R$ 700 mil.
A verba foi destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O montante de cerca de R$ 685 mil é originário de uma ação movida pelo MPT, ainda em 2014, contra uma empresa da cidade que havia descumprido com as normas trabalhistas.
O Ministério Público do Trabalho tem, nos últimos anos, revertido valores de ações trabalhistas para entidades públicas do município. Ainda no ano passado, o Husm foi procurado pelo MPT para saber das necessidades do hospital. À época, a instituição passou uma lista com aparelhos e acessórios essenciais para o dia a dia do hospital.
Além dos 15 aparelhos médicos, o hospital também comprou duas esteiras para exames cardiológicos e equipamentos para a manipulação de quimioterápicos. A aquisição também contemplou móveis, cadeiras, cadeiras de rodas, chuveiros de emergência, macas, suporte para soros e purificadores de água. Toda a compra passou, antes, por processo licitatório.
A liberação do recurso aguardava, desde a metade do ano passado, para ser homologada pela Justiça do Trabalho.