As vacinas contra a gripe começam a ser distribuídas nos postos de saúde do Rio Grande do Sul na terça-feira (22), e estarão disponíveis para a população até o dia 9 de maio. A meta é imunizar 80% do público-alvo, que soma 3,5 milhões de pessoas.
Integram os grupos prioritários pessoas acima de 60 anos, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto, indígenas e doentes crônicos. A novidade neste ano fica por conta das crianças. A faixa etária - que era de seis meses a menores de dois anos de idade - foi ampliada para até menores de cinco anos.
"É um grupo bastante acometido por infecções pelo vírus da influenza, além de ser um grupo que chamamos de 'amplificador', que é aquele que transmite a doença para pessoas de mais idade", explica Tani Ranieri, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul.
O Estado receberá, ao todo, mais de 3,8 milhões de vacinas contra a gripe, o que representa 700 mil doses a mais em comparação a 2013. Além das crianças, haverá reforço na quantidade de vacinas para doentes crônicos. A dose imuniza contra três tipos diferentes de gripe, incluindo duas cepas da Gripe A e uma da Gripe B. A única restrição é para aquelas pessoas que apresentaram reações alérgicas a vacinas anteriores.