Mais de duas mil unidades básicas de saúde em todo o Rio Grande do Sul estarão abertas neste sábado (26) para o dia D de mobilização da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Em Porto Alegre, um posto avançado está disponível no Largo Glênio Peres nesta sexta-feira e também no sábado para imunizar o público-alvo da campanha. O horário da vacinação é das 8h às 17h.
Na Capital, foram distribuídas 150 mil doses até esta quinta-feira (24). A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar 80% da população-alvo, que gira em torno de 590 mil pessoas em Porto Alegre. Em todo o estado, o grupo prioritário compreende 3,5 milhões de pessoas.
O coordenador adjunto da Vigilância em Saúde da Capital, Anderson Lima, reforça a importância da vacinação neste período do ano.
"É importante referir que quanto mais cedo as pessoas se vacinarem, melhor é, porque a vacina tem um prazo para que possa imunizar o indivíduo. Esse prazo varia de 15 a 20 dias. Então é muito importante que antes da temperatura realmente reduzir, que o maior número de pessoas estejam imunizadas", explica.
População a ser vacinada:
- Crianças maiores de 6 meses e menores 5 anos: 593 mil
- Pessoas acima dos 60 anos: 1,4 milhão
- Gestantes: 103 mil
- Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto): 17 mil
- Indígenas aldeados: 21 mil
- Doentes crônicos: 1,2 milhão
A campanha de vacinação vai até o dia 9 de maio.
Na rede privada, as doses estão disponíveis desde março a um preço médio de R$ 80.