Medicamentos e produtos para a saúde de trabalhadores rurais e pescadores serão fabricados pelo Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul. Um convênio firmado nesta terça-feira entre a Faculdade de Farmácia da UFRGS e o LAFFERGS colocará em prática o desenvolvimento de produtos para prevenção de doenças como câncer de pele, dengue e malária. Algumas fórmulas já estão sendo pesquisadas. É o caso do protetor solar com antioxidante, repelente contra o mosquito da Dengue e kit de diagnóstico de doenças.
Segundo o coordenador da LAFFERGS, Paulo Mayorga, a pesquisa, dirigida pela Universidade, é focada nos trabalhadores braçais que estão expostos ao sol forte ou vulneráveis a doenças transmitidas por mosquitos.
O convênio tem duração de 36 meses com investimento superior a R$ 2 milhões. Os recursos são do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. Além da pesquisa, o acordo auxilia o Laboratório Farmacêutico oficial do Estado a recompor a produção de medicamentos, que está parada há dez anos.
Gaúcha
Produtos para a saúde de agricultores e pescadores será desenvolvido pelo Estado
Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul fabricará medicamentos para prevenção de doenças
Débora Cademartori
Enviar email