A Residência Médica oferece aos estudantes de Medicina recém-formados a oportunidade de absorver conhecimentos específicos e práticos na área em que desejam se especializar. Nesse programa de treinamento avançado, os profissionais trabalham sob orientação e supervisão de médicos mais experientes.
Para ingressar em um Programa de Residência, no entanto, é necessário participar de um processo seletivo. A Prova AMB/AMRIGS, por exemplo, é responsável pela seleção de candidatos para mais de 100 hospitais parceiros. Aplicada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), já tem mais de 50 anos de história.
Com a aproximação da avaliação de 2023 – que ocorre em 19 de novembro –, Antonio Carlos Weston, coordenador da Prova AMB/AMRIGS, conta mais sobre o exame.
Acesso o site da AMRIGS e saiba mais sobre a associação
Qual é o propósito da Associação Médica do Rio Grande do Sul?
O objetivo da AMRIGS é reunir toda a classe médica do Rio Grande do Sul, com a proposta de aprimoramento científico e do ideal de associativismo. A partir disso, fazer com que os profissionais de Medicina fiquem congregados em uma associação com iguais propósitos. Não é à toa que a AMRIGS é conhecida como a “casa do médico gaúcho”.
Como a Prova AMB/AMRIGS consolidou-se no cenário nacional?
Estamos falando de uma prova que já tem mais de 50 anos de realização contínua no Rio Grande do Sul, e que, em 2014, ultrapassou a fronteira estadual e começou a ganhar o país. Hoje, também é aplicada em diversos estados, como Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Rio de Janeiro – mostrando ser uma prova de excelente qualidade e bons indicadores. Além disso, foi reconhecida pelo próprio presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) como a maior referência em avaliação médica do país.
Por que a prova é uma alternativa vantajosa para quem está buscando residência médica?
Aqui, o diferencial é que, por meio de uma única prova, o candidato consegue realizar o concurso para vários Programas de Residência Médica no Brasil – evitando despesas de deslocamento, por exemplo. Imagine os custos de ter que fazer diversos concursos, em vários estados da União. Sem contar os valores das inscrições individuais. Com a AMB/AMRIGS, é possível realizar a avaliação para mais de 100 Programas de Residência Médica no país de uma só vez.
Como os médicos podem se inscrever no processo seletivo da AMB/AMRIGS?
A inscrição é simples e tranquila. Todos os trâmites são realizados por via eletrônica. Não há necessidade de deslocamentos, apresentação presencial ou mesmo a entrega de qualquer documento físico. Os editais, as inscrições e as provas de edições anteriores estão disponíveis no site da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
Como é composta a banca organizadora da prova e qual é o trabalho dela?
A banca organizadora é formada por professores de várias universidades do estado. Cada professor tem sua especialidade e uma larga experiência didática para analisar cada questão sugerida – verificando se ela é apropriada para ser incluída na prova. Esse grupo trabalha ao longo do ano inteiro, e isso se reflete na qualidade do exame, que é visto como o principal do país.
Qual é o papel da prova como ferramenta de promoção de um futuro médico de qualidade no Brasil?
A Prova AMB/AMRIGS é uma ferramenta de avaliação e qualificação do trabalho médico. Dessa maneira, tem uma função muito importante, que está diretamente relacionada à qualidade da assistência médica. Afinal, quanto mais preparo e conhecimento um médico tiver, melhor ele poderá desempenhar sua principal função, que é prestar assistência à saúde da população.
Siga a AMRIGS no Instagram e fique por dentro das novidades