Após dois dias sem água, moradores dos bairros Petrópolis, Santa Cecília, Rio Branco e Bela Vista terão de aguardar até o final da noite desta sexta-feira (29) para ter o serviço normalizado. O desabastecimento ocorre em razão de um desligamento programado seguido de dois vazamentos em uma tubulação.
O reparo na adutora foi concluído na tarde desta sexta. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o sistema está em fase de normalização, com a água retornando ainda gradualmente. Nas pontas do sistema, o reabastecimento pode demorar um pouco mais. Segundo o Dmae, o consumo de água também impacta no retorno.
Apesar da conclusão do serviço, o solo permanece aberto. Equipes seguirão monitorando o ponto nas próximas horas, o que ainda provoca interdição no trânsito na Rua Passo da Pátria.
Durante a manhã, moradores que vinham usando a caixa d'água dos prédios viram sua reserva acabar. Síndica de um edifício na Rua Artigas, Beatriz Ilha, 59 anos, diz já estar há dois dias sem tomar banho para economizar.
— Até então vínhamos economizando. Dois dos nossos blocos já não tinham mais água ontem (quinta-feira). O outro está se virando na medida do possível, mas está difícil, ainda mais com o calor. Temos vários moradores mais velhos, está complicado — reclama.
Conforme o Dmae, na quarta-feira (27) foi feito um desligamento programado para fazer intervenções em uma adutora na Rua Felipe de Oliveira. Ao religar a água durante a noite, houve um rompimento de tubulação no cruzamento das ruas Passo da Pátria e Lucas de Oliveira, mantendo o desabastecimento. Após um novo reparo, foi identificado nesta madrugada um novo rompimento.
A tubulação possui 600 milímetros, considerada de grande porte. A estrutura, segundo o Dmae, possui cerca de 40 anos.