Desde antes das 6h desta quarta-feira (27), usuários faziam fila para atendimento no Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), na Avenida Azenha, em Porto Alegre. O local está com restrição no horário dos atendimentos desde terça-feira (26).
A dona de casa Roseli Matias dos Santos, 63 anos, tentava, pela terceira vez nesta semana, conseguir uma medicação para a irmã, cuidada por ela em casa.
— Uma mulher que chegou aqui 7h tinha o 33 e eles foram me dar a ficha duzentos e pouco, daí eu disse "moço, eu tô passando mal, que eu tenho a pressão alta, eu não vou poder ficar aqui". Daí ele mandou eu vir de novo. Hoje eu cheguei às 6h30min — contava Roseli sobre a tentativa anterior de retirar o Rispiridona.
Às 8h desta quarta, ela estava com a ficha de número 102, mas não sabia se o medicamento estaria disponível.
As filas são causadas pela redução no período de atendimento. Entre terça-feira (26) e esta quarta-feira (27), o local ficou aberto ao público das 8h às 15h, duas horas a menos do que o funcionamento normal, até às 17h. A medida foi provocada pela mudança na administração do espaço, que provocou a renovação de contratos e a implementação de novos processos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS), a partir de quinta-feira (28) o atendimento voltará a ser realizado das 8h às 17h.
Sobre as filas, a SMS afirma que há uma grande quantidade de usuários buscando atendimento presencial para renovação de guias, que poderiam ser feitas de forma online pelo WhatsApp, com o telefone (51) 3433-0156, em uma nova funcionalidade da Central do Cidadão 156+POA.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) diz que "o processo de renovação de documentos para a continuidade dos tratamentos sempre existiu, pois a avaliação técnica periódica é requisito para o acesso a medicamentos especiais". O Estado também orienta que a renovação dos tratamentos seja feita de forma online no site farmaciadigital.rs.gov.br.
Novos processos
A prefeitura reconheceu que, devido à troca dos contratos do Celme, ocorreram transtornos no atendimento, resultado de ajustes operacionais necessários. Também ressaltou "a importância de comunicação efetiva por parte do Estado (que é responsável pelo abastecimento de medicamentos no local) sobre a renovação de receitas de forma escalonada, para evitar longas esperas".
O município também afirma que está trabalhando para melhorar o processo e oferecer um atendimento mais organizado e ágil aos usuários. No site da prefeitura, é possível conferir quais medicações estão disponíveis, evitando o deslocamento desnecessário.
Sobre os medicamentos que estão sem estoque, a SES garantiu que os produtos estão em processo de licitação para compra e outros já estão sendo repostos, mas não deu prazo para reposição.
A pasta afirmou ainda que a entrega de medicamentos à população está descentralizada para os municípios em todo o Estado, sendo que Porto Alegre foi o último a assumir a Farmácia de Medicamentos Especiais, em janeiro de 2022. O Estado é responsável pela aquisição e repasse aos municípios de parte do elenco de medicamentos, assim como dos demais itens fornecidos pelo Ministério da Saúde.