— Pai, olha como eu sou veloz — anuncia o menino de cinco anos, vestido em sua camiseta bege estampada com o personagem Sonic.
Ele corre. Quer ver os peixes e as tartarugas. Chega à borda do laguinho da Praça Itália, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, e enxerga um leito raso, de água turva.
Nada de peixes. Noah e seu pai, Micael Almeida, 35 anos, lamentam. Gostam de passear por ali, diz o motoboy. A praça é um pedaço de natureza na vida deles.
Nesta semana, entretanto, o cenário que apreciam estava diferente. Com a baixa no volume de água, além da turbidez que ocultou os bichos, o que se via era caliça e lixo, maior parte formada por embalagens de alimentos descartados inadequadamente.
O Praia de Belas Shopping, adotante da praça desde 1992, confirmou, por meio de sua assessoria, que o baixo nível da água no laguinho decorre de um problema no sistema de abastecimento de água. Por nota, o centro de compras informou que a manutenção é de responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O Dmae confirmou que recebeu o pedido de serviço para a praça e diz que fará vistoria na sexta-feira (29).
Os representantes do centro de compras asseguram que os animais estão sendo monitorados e a execução do conserto preservou uma reserva de água suficiente para que os bichos que ali vivem possam resistir até o reestabelecimento de seu habitat.
Um repouso ao ar livre
Colegas de trabalho em venda de produtos de telefonia, Matheus Maciel, 31, e Rafael Guedes, 22, passam horas diárias enclausurados entre os paredões do shopping Praia de Belas, ao lado da praça.
— A gente vem aqui ou no (Parque) Marinha para sair daquele lugar fechado onde trabalhamos. É importante termos espaços abertos pra relaxar a cabeça — analisa Matheus.
A barriga cheia da garça
Alheia aos olhares humanos, uma garça se move em passos de câmera lenta. Não quer agitar a água para não dispersar os pequenos peixes que a visão das pessoas não consegue perceber.
Projeta suas longas pernas fininhas, que submergem como lâminas cortando a água escura. Um bote. Um sacolejo. Seu pescoço comprido se deforma para dar passagem à refeição. Ela voa em direção ao Guaíba. Alimentada pela caçada no banhado temporário.
O que diz o Praia de Belas Shopping
O Praia de Belas Shopping esclarece que o abastecimento do lago da Praça Itália é de responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), que realizará uma manutenção no sistema do local.
O que diz o Dmae
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que a administração do Praia de Belas Shopping registrou um protocolo na tarde desta quinta-feira, 28, relatando a dificuldade no abastecimento de água no lago artificial localizado na Praça Itália. Uma equipe fará vistoria no local nesta sexta, 29, para o encaminhamento da manutenção da rede.