Após ser demolida e reconstruída, a nova torre do condomínio Alto São Francisco, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, deve ser entregue até o dia 26 de outubro. Esse foi o prédio onde ocorreu, em janeiro, a explosão que deixou um morto e oito feridos no local.
A estimativa foi dada pela construtora Tenda para a Defensoria Pública em reunião nesta quinta-feira (3). Representantes da administração do condomínio também estiveram presentes no encontro.
Enquanto isso, as obras prosseguem. Conforme a defensoria, a construtora alegou que ainda faltam acabamentos no prédio e instalação da rede elétrica.
Além da torre 10, as de número 9, 11 e 12 também foram afetadas pela explosão. São 20 famílias ainda estão fora de seus apartamentos, sendo que quatro delas devem retornar nos próximos dias, enquanto as demais voltam até o final do mês na medida que as obras sejam finalizadas.
Em nota, a Tenda informou que está seguindo o cronograma estabelecido. Confira a manifestação da construtura na íntegra:
"A construtora informa que está realizando a reconstrução da torre 10 do condomínio Alto São Francisco, em Porto Alegre, conforme previsto no contrato firmado com o condomínio e está seguindo o cronograma estabelecido. É importante ressaltar que a Tenda foi escolhida para reconstruir a torre 10 por um pedido dos moradores. O edifício foi demolido e está sendo feito novamente. A companhia não tem responsabilidade no reparo das demais torres do empreendimento.
A Tenda confirma que todos os auxílios solidários acordados com os moradores em colaboração com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, foram cumpridos de forma solidária durante o período planejado.
Além disso, a empresa reitera que não tem qualquer responsabilidade no incidente no condomínio Alto São Francisco, conforme evidenciado pelo do Instituto criminalista."