Seis meses após a enchente que atingiu Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) retoma nesta sexta-feira (1º), a leitura do consumo de água nos hidrômetros. Desde maio, as contas de água estavam sendo emitidas com base em regras definidas em um acordo do Dmae com o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
A prefeitura orienta que a população permita o acesso dos funcionários da empresa Atlantis Saneamento aos hidrômetros, que podem estar dentro do pátio das casas. As equipes vão percorrer toda a cidade, estando com uniforme e portando crachás. Serão 19 grupos, que cumprirão cronograma mensal nas áreas onde há rede formal de abastecimento.
Em julho, o Dmae firmou um acordo com o Ministério Público garantindo a isenção na conta de água para usuários da tarifa não social que residem em áreas que ficaram alagadas, ficando válida para os meses de maio, junho e julho.
Para os usuários com benefício da tarifa social cadastrados no Bolsa Família, o acordo manteve a isenção por seis meses, de maio até outubro.
Já os usuários de categorias não sociais que vivem em áreas não alagadas, mas que tiveram desabastecimento prolongado, o acordo previu a medição pelo consumo apurado nos hidrômetros, limitado à média do ramal.