Entre os dias 15 e 18 de outubro, das 13h às 21h, o Centro de Eventos da Fiergs receberá a 25ª edição da Construsul — Feira Internacional da Construção. Durante os quatro dias de evento, será promovido um ambiente de negócios com foco na reconstrução e reestruturação econômica após a enchente de maio. O acesso para visitantes é gratuito e o credenciamento está disponível neste link.
Conforme Ricardo Richter, diretor da Sul Eventos Feiras Profissionais, promotora do evento, a expectativa é que a feira movimente R$ 1 bilhão em negócios.
—Com isso, a Construsul deseja se consolidar como um catalisador da retomada da economia do Rio Grande do Sul. Ao longo dos quatro dias de evento, o conjunto de ações ajudará a reconstruir o Estado de maneira eficiente, segura e sustentável, impulsionando a recuperação econômica e social das regiões atingidas — projeta Richter.
A feira terá cerca de 20 mil metros quadrados de área de exposição e expectativa de reunir 300 empresas. Além do Rio Grande do Sul, estão confirmados expositores de outros cinco Estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
— O evento reúne marcas, fornecedores e especialistas do setor, oferecendo um ambiente para lançamentos de serviços e produtos voltados à construção civil. A participação de centenas de expositores, combinada à expectativa de receber 30 mil visitantes, reafirma o potencial da feira para fomentar novas oportunidades de negócios na região — destaca o diretor do evento.
Público diversificado
A Construsul é voltada para engenheiros, arquitetos, construtores e incorporadores que buscam novas tecnologias para agregar a projetos. Conforme o diretor do evento, é uma oportunidade significativa para aumentar a eficiência do trabalho e atender às demandas crescentes do mercado.
— Outros visitantes importantes são os gestores públicos, representantes de órgãos governamentais e tomadores de decisão. Nesses casos, a feira abre portas para identificar soluções que possam ser aplicadas na reconstrução da infraestrutura pública, na habitação social e em melhorias de sistemas urbanos — complementa Richter.
O evento recebe, ainda, investidores e empresários. De acordo com o diretor, trata-se de um ambiente fértil para identificação de oportunidades de negócios e parcerias, seja na forma de financiamento de projetos de grande porte, seja na promoção de startups e inovações tecnológicas. Fintechs e empresas de tecnologia relacionadas à construção civil também são atraídas pelo ambiente inovador e alinhado às exigências do mercado global.
Reconstrução
Para a 25ª edição da Construsul, os expositores prepararam um portfólio que vai desde novos materiais, com foco em durabilidade e eficiência energética, até tecnologias de automação e métodos construtivos mais sustentáveis. São produtos que podem atender tanto às demandas imediatas de reconstrução do Rio Grande do Sul quanto às necessidades de longo prazo do ponto de vista ambiental.
— A programação de eventos paralelos também é uma das dinâmicas centrais, com palestras e workshops voltados à atualização profissional. Essa agenda oferece ao público a oportunidade de descobrir as tendências do setor diretamente com especialistas. Já a interação entre visitantes e expositores será otimizada por ferramentas interativas e demonstrações ao vivo — explica o diretor da Sul Eventos.
Por fim, a Construsul cria ainda um espaço propício para networking entre profissionais, empresários e representantes do governo — atuando como ponte entre os setores público e privado.
Serviço
- Evento: 25ª Construsul — Feira Internacional da Construção
- Data: 15 a 18 de outubro
- Local: Centro de Eventos Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 — Sarandi, Porto Alegre)
- Horário: das 13h às 21h
- Credenciamento: inscrições gratuitas para profissionais do setor por meio do site
Proibida a entrada de menores de 14 anos.