Depois de sucessivos cancelamentos por razões como chuva ou entraves burocráticos, um evento de rua idealizado para revigorar um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre mobilizou o público desde o final da manhã deste domingo (13).
Pouco depois das 13h, sob um sol forte, o fluxo de frequentadores ainda era modesto, mas a expectativa era de que se intensificasse a partir do final da tarde. Organizado para marcar o lançamento do movimento Viva Cidade Baixa, que busca revitalizar a região por meio da cultura e do comércio, os organizadores ofereceram opções de gastronomia e chope artesanal, brechós e apresentações musicais. Para isso, a Rua João Alfredo foi bloqueada para o trânsito entre a Joaquim Nabuco e a Luiz Afonso. A programação vai até as 20h.
A comerciante e vice-presidente da Associação Viva CB, Roberta Pierry, afirma que um grupo formado por empresários e moradores tentava realizar o evento desde julho. A ideia de promover a ação ganhou corpo depois dos transtornos provocados pela enchente de maio, que prejudicou ainda mais a economia local.
— Já vinha ocorrendo um sucateamento do bairro por problemas como falta de segurança, de iluminação. A cheia foi apenas a gota d'água que faltava para ocorrer essa mobilização. A intenção, a partir de agora, é realizar eventos semelhantes sempre em pontos diferentes da Cidade Baixa. Queremos levantar todo o bairro — explica Roberta.
Depois de cancelamentos provocados pelo mau tempo, os organizadores também precisaram entrar em acordo com a prefeitura, Ministério Público, Brigada Militar e Guarda Municipal para definir a abrangência e o horário de realização da feira ao ar livre. Graças à trégua do mau tempo e a um acordo com as autoridades, a festa finalmente saiu do papel. A expectativa era de reunir cerca de 750 frequentadores.
Os visitantes contaram com cerca de duas dezenas de expositores do Brick de Desapegos com opções de vestuário, bijuteria e calçados, entre outros itens.
Houve gente que veio de longe para participar. A servidora notarial Luciana Fries, 52 anos, saiu de Esteio, pegou trensurb e carro de aplicativo para prestigiar o Viva CB ao lado da filha, Ana Lúcia Fries, 21 anos, e do namorado dela, Erick Goulardt, 19.
— Ficamos sabendo pelo Instagram e aproveitamos para passear em lugar diferente, onde se pode andar a pé, e fora dos shoppings — afirmou Luciana, contando que o namorado da filha já havia ganho uma camisa de brechó de aniversário.
O barbeiro Carlos Bueno, 40 anos, e a empresária Priscilla Alvares, 39, também se deslocaram de outra cidade — Gravataí — mas não sabiam que a João Alfredo receberia o evento neste domingo.
— Estávamos passando de carro, vimos a rua fechada e decidimos estacionar para ver o que era. É uma bela ideia — comentou Bueno.
Um dos palcos montados na calçada previa como atrações musicais Transmissão Beta, Jessie Jazz, Os Pampas Haoles e, a partir das 18h30min, Bloco da Ziriguidum.