A Receita Federal apreendeu cerca de R$ 1 milhão em itens de alto padrão na manhã desta segunda-feira (16), durante uma operação em loja na Rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
No local, a fiscalização recolheu centenas de bolsas, acessórios e roupas de marcas como Chanel, Louis Vuitton e Prada. O estabelecimento é investigado por importação ilegal e falsificação dos produtos.
Conforme a Receita Federal, a operação ocorreu após denúncia dos representantes das grifes, que identificaram que alguns produtos vendidos não eram autênticos.
Os produtos eram vendidos por até R$ 20 mil, tanto na loja física quanto no site. O estabelecimento tem 112 mil seguidores no Instagram, onde se intitula uma loja de "importados de luxo". O nome do local não foi divulgado, mas Zero Hora apurou que se trata da Saga Luxury.
Ainda de acordo com a Receita Federal, o proprietário da Saga Luxury é um indiano. O suspeito não teve a identidade divulgada. Zero Hora contatou um homem que se identifica como o proprietário da loja. Ele optou por não se manifestar. O empresário informou ter sido solicitado o acompanhamento de um advogado durante a apreensão, mas não informou quem realizará sua defesa.
O comerciante foi intimado a apresentar os comprovantes de importação regular, e as marcas foram intimadas para confirmar a autenticidade das mercadorias. Caso seja confirmada a irregularidade, o proprietário poderá responder pelo crime de contrabando com pena de até cinco anos de prisão.
Os produtos foram recolhidos ao depósito da Receita Federal. Conforme o órgão de fiscalização, a comercialização de produto falsificado viola os direitos autorais, causa prejuízo na arrecadação de impostos e impacta na geração de empregos.