Após confirmar que retomaria os voos entre Porto Alegre e Buenos Aires na primeira semana de janeiro, a Aerolíneas Argentinas agora informou a data exata do retorno, bem como o horários das viagens. A companhia aérea argentina também já começou a venda de passagens para o trecho.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho também foi alagado durante a enchente de maio, estando sem receber voos desde o dia 3 daquele mês. Sua reabertura parcial foi anunciada para 21 de outubro e a recuperação completa de sua capacidade deve ocorrer até 16 de dezembro.
O processo de retomada das operações do aeroporto de Porto Alegre é uma das áreas de monitoramento do Painel da Reconstrução, desenvolvido pelo Grupo RBS.
Os voos da Aerolíneas Argentinas entre Porto Alegre e Buenos Aires retornarão em 3 de janeiro do próximo ano. Serão cinco voos por semana em cada um dos sentidos, nas terças, quartas, sextas, sábados e domingos. O aeroporto utilizado na capital argentina para estes trechos é o Aeroparque Jorge Newbery, o segundo maior da região, atrás do aeroporto de Ezeiza, mas localizado mais próximo ao centro de Buenos Aires.
Horários
Os voos que decolam do aeroporto Salgado Filho, com duração de uma hora e cinquenta e cinco minutos, saem nos seguintes horários:
- Nas terças e nos domingos: saem às 21h05min e chegam às 23h
- Nas quartas: decolam às 7h30min e chegam às 9h25min
- Nas sextas e nos sábados: decolam às 7h25min e chegam às 9h20min
Já no outro sentido, saindo de Buenos Aires, os voos, que têm uma hora e quarenta minutos de duração, decolam nestes horários:
- Nas terças e nos domingos: saem às 18h30min e chegam às 20h10min.
- Nas quartas: viagens ocorrem entre 5h e 6h40min
- Nas sextas e sábados: entre 4h50min e 6h30min.
Passagens
As passagens para os voos também já começaram a ser vendidas. O trecho entre Porto Alegre e Buenos Aires está sendo vendido a partir de R$ 713, enquanto a passagem para viagens no outro sentido são encontradas a partir de R$ 1.066. Os preços variam de acordo com os dias e com a demanda do público.
— A empresa aguardava ansiosamente a reabertura de uma de suas principais rotas no Brasil, que facilita o tráfego turístico e corporativo nos dois sentidos. A nossa expectativa é reiniciar com estes cinco voos semanais, e esperamos poder recuperar o mais cedo possível os planos de crescimento que tínhamos para a rota entre Buenos Aires e Porto Alegre — afirma Leandro Serino, vice-presidente de Gestão e Receitas da Aerolíneas Argentinas.
Outras rotas internacionais
Após o restabelecimento completo de sua capacidade operacional, em 16 de dezembro, o primeiro voo internacional a retornar ao aeroporto Salgado Filho será o operado pela Copa Airlines, entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá, a partir de 19 de dezembro.
A Latam retoma seus voos entre Porto Alegre e Lima no dia 1º de janeiro, e entre Porto Alegre e Santiago no dia 3 daquele mês.
Já a TAP pretende retomar seus voos entre Porto Alegre e Portugal entre março e junho de 2025, provavelmente em abril.
A Azul, que antes da enchente também operava voos internacionais a partir do aeroporto Salgado Filho, para Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, ainda não anunciou seus planos de retomada para essas viagens.