A empresa Aerolíneas Argentinas anunciou o seu plano de retorno das operações ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A companhia aérea retomará o seu voo direto entre Porto Alegre e Buenos Aires a partir da primeira semana de janeiro de 2025.
O Salgado Filho será reaberto parcialmente em 21 de outubro, com a volta dos voos nacionais ao terminal. Já a partir de 16 de dezembro, o aeroporto da Capital terá a sua reabertura completa, ficando disponível também para o retorno das rotas internacionais. O processo de retomada das operações do aeroporto é uma das áreas de monitoramento do Painel da Reconstrução, desenvolvimento pelo Grupo RBS.
A rota entre Porto Alegre e Buenos Aires voltará ao Salgado Filho com frequência de cinco voos por semana. As viagens serão realizadas nas terças, quartas, sextas, sábados e domingos. As passagens ainda não estão disponíveis para compra, mas devem ser oferecidas nas próximas semanas.
Após a reabertura completa do aeroporto da Capital, o primeiro voo internacional será a rota operada pela Copa Airlines, entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá. O trecho será retomado a partir de 19 de dezembro.
Os voos internacionais operados pela Latam no Salgado Filho também já têm data para retornar. A rota entre Porto Alegre e Lima volta em 1º de janeiro de 2025 e as viagens entre a Capital e Santiago serão retomadas no dia 3 do mesmo mês.
Conforme informação antecipada pela colunista Marta Sfredo, a TAP, que operava voos diretos entre Porto Alegre e Portugal, também já tem planos de retomar a operação. Segundo a empresa, "se o aeroporto apresentar as condições necessárias", a retomada poderia ocorrer na primavera europeia — quando aqui ocorre o outono, entre o final de março e o final de junho, sendo a maior possibilidade no mês de abril.
Além destas companhias, a Azul também operava voos internacionais a partir do aeroporto Salgado Filho antes da enchente, entre Porto Alegre e o Uruguai. Contudo, a companhia ainda não anunciou seus planos de retomada desta operação.