A prefeitura de Porto Alegre publicou nesta sexta-feira (27) o decreto que estabelece o passe livre nos ônibus nos dias de votação destas eleições. O primeiro turno será no dia 6 e o segundo, em 27 de outubro.
Caso não haja segundo turno — se algum dos candidatos receber mais de 50% dos votos válidos na primeira data —, não haverá gratuidade no transporte público no dia 27.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que haverá reforço na circulação dos coletivos, com 40% mais viagens em relação à tabela normal de domingo. Também serão reforçadas a fiscalização sobre a operação e orientação aos passageiros nos principais terminais.
Em 2022, a oferta do passe livre nos dias de votação gerou polêmica em Porto Alegre. A prefeitura não pretendia oferecer o benefício, alegando que as zonas eleitorais estavam geograficamente distribuídas pela cidade, reduzindo a importância do transporte público para o voto. Após acordo com Ministério Público e Câmara de Vereadores, porém, a gratuidade foi concedida.