O Corpo de Bombeiros verificou que o prédio de 12 andares que pegou fogo no final da manhã desta quarta-feira (5) na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre, estava com o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) irregular e não tinha alvará dos bombeiros. Segundo o tenente-coronel Alexandre Nunes, comandante regional do Corpo de Bombeiros, o local tinha somente os itens mínimos de prevenção.
Por isso, o lado atingido pelo incêndio foi interditado. Os moradores de sétimo, oitavo e nono andar só poderão retornar para suas residências após apresentarem avaliações estruturais, elétricas e hidráulicas para a corporação. Um engenheiro contratado pelo condomínio deve assinar o laudo.
A área não afetada está liberada para acesso. Ainda não se sabe o que causou o fogo.
Três pessoas foram atendidas no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) após o incêndio. Um casal de idosos deu entrada encaminhado por ambulância do Samu. Trata-se de um homem de 83 e uma mulher de 78 anos.
Depois, a filha do casal, 46 anos, também buscou atendimento no local. Todos foram atendidos porque inalaram fumaça, mas ninguém ficou ferido. Os três já foram liberados.