Atualização: os animais que estavam desaperecidos foram localizados com vida por volta das 13h desta quarta-feira e já estão com seus tutores.
Um incêndio atingiu prédio de 12 andares no Centro Histórico de Porto Alegre. As chamas começaram por volta das 10h desta quarta-feira (4), em um apartamento no 8º andar.
Por volta das 12h30min, o comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Alexandre Sório Nunes, anunciou o controle das chamas:
— Estamos na fase do rescaldo. Não tem mais risco de reignição —garante.
O edifício está situado na Avenida Borges de Medeiros, 1207, vizinho ao Cinema Capitólio.
Segundo o comandante, não houve feridos na ocorrência. No entanto, duas pessoas inalaram fumaça e foram encaminhadas ao atendimento médico. Segundo a síndica, Geneci Vieira, é um casal de idosos que residem há 20 anos no local.
Nunes afirma que os Bombeiros estão buscando por um cão e um gato, que ficaram desaparecidos após o incêndio.
— O Grupo de Busca e Salvamento está fazendo a tentativa de resgate dos animais.
A ocorrência mobilizou quatro caminhões do Corpo de Bombeiros, além de outras cinco viaturas de apoio, uma ambulância de resgate e um helicóptero da corporação.
De acordo com o bombeiro, apenas o 8º andar e dois apartamentos foram afetados. Mas a liberação do prédio depende de vistoria estrutural e da Defesa Civil.
— Claro que a gente tem que ver agora a situação estrutural, já estamos em contato com a Defesa Civil, com a Defesa Civil Municipal, Estadual, pra algum engenheiro, algum técnico fazer uma avaliação do prédio, para as pessoas retornarem nem que seja pra pegar os pertences e ver o que que dá pra habitar, o que que não dá pra habitar.
Para atender a ocorrência foi necessário bloquear a via nos dois sentidos.
— A Brigada Militar nos apoiou para o acesso, pra que nós conseguíssemos chegar rápido, e isolar o local para que as outras viaturas pudessem chegar também. E (o combate) foi eficiente porque foi rápido. É uma condição muito difícil, porque não se pode utilizar elevador, a subida é a pé, tem que se estender mangueiras. Enfim, foi uma atuação bem difícil, mas foi muito técnica e rápida —, avaliou o comandante.