As vencedoras de dois editais publicados pela prefeitura de Porto Alegre para contratar empresas que realizem a retirada dos entulhos pós-enchente dos terrenos temporários serão conhecidas na próxima semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), a estimativa é de que entre segunda (12) e terça-feira (13) a prefeitura divulgue o resultado dos editais. As empresas vencedoras ficarão responsáveis pela retirada dos detritos de quatro locais na Capital.
A iniciativa é uma alternativa apresentada pelo município após a interdição do aterro São Judas Tadeu, em Gravataí, na Região Metropolitana, por orientação do Ministério Público (MP).
A seleção do edital define o ganhador pelo menor preço oferecido. Após a publicação, o serviço de retirada dos detritos começará em até uma semana. Uma das vencedoras será responsável pela limpeza dos terrenos provisórios na Avenida dos Estados, no bairro Anchieta, e um dos espaços na rua Voluntários da Pátria, no bairro Farrapos, próximo à Arena do Grêmio. Os entulhos destes locais serão encaminhados para o aterro de Minas do Leão.
Já os resíduos nos terrenos provisórios na Avenida da Serraria, no bairro Espírito Santo, e da Avenida Élvio Antônio Filipetto, no Rubem Berta, devem ser encaminhados para o aterro de Santo Antônio da Patrulha. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estima que 57.540 mil toneladas estejam acumuladas nos quatro locais.