A prefeitura de Porto Alegre publicou dois editais, entre terça e quarta-feira, para contratar empresas que realizem o transporte dos resíduos pós-enchente até dois aterros sanitários, definidos como alternativa à interdição do aterro São Judas Tadeu, em Gravataí. Até então, o local era o único para onde o entulho vinha sendo levado.
Até o final da tarde desta quinta-feira (8), propostas podem ser enviadas para limpeza de dois terrenos provisórios, um na Avenida dos Estados, no bairro Anchieta, e outro na Voluntários da Pátria, no Farrapos, próximo à Arena do Grêmio. A estimativa é que cerca de 37.450 toneladas de entulhos estejam acumulados nos dois locais. O transporte desse material vai ser feito até o aterro de Minas do Leão.
Já os resíduos que estão nos terrenos da Avenida da Serraria, no bairro Espírito Santo, e da Avenida Élvio Antônio Filipetto, no Rubem Berta, devem ser encaminhados para o aterro de Santo Antônio da Patrulha. Cerca de 20 mil toneladas estão nessas áreas. Os documentos para esta operação serão aceitos até as 17h de sexta (9).
Segundo a prefeitura, a seleção define o ganhador pelo menor preço oferecido, e o serviço deve começar em até uma semana após a autorização do município. Os contratos terão prazo de 30 dias.
Nesta semana, encerrou-se o período de contratação da primeira empresa escolhida para limpar quatro dos depósitos provisórios, a MCT Transportes. Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), não vai ser necessário prorrogar a contratação. Foram liberados dois bota-espera na Voluntários e um na Loureiro da Silva. O do Porto-Seco ainda deve passar por uma revisão.
Parte dos entulhos segue sendo alocada em um antigo aterro próximo à Severo Dullius, no Sarandi. Já o impacto financeiro das novas operações, desde a suspensão do transporte para o aterro de Gravataí a pedido do Ministério Público Estadual - para readequações -, ainda precisa ser estimado pelo município.