A prefeitura de Porto Alegre publicou, nesta segunda-feira (26), o edital para selecionar a empresa que fará a manutenção de dois dos nove trechos que cederam do talude do Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, e que ainda não foram reestruturados. A disputa irá ocorrer no dia 11 de setembro e a vencedora será a companhia que apresentar o menor valor.
Com a publicação do edital nesta segunda, as empresas poderão estudar os requisitos para apresentar a proposta durante os próximos dias. Os trechos escolhidos pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foram apontados sob os numerais 4 e 5. O primeiro local onde o talude cedeu fica na esquina entre a Ipiranga e a Rua São Manoel, região do antigo ginásio da Brigada Militar (BM).
A segunda área selecionada para manutenção fica em frente ao Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A ciclovia da Ipiranga, afetada pelos rompimentos da estrutura, tem partes fechadas desde setembro de 2023, com reaberturas após serviços ocorridos ao longo de 2024.
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a partir da Ipiranga com a João Pessoa, há interdição até o trecho da Antônio de Carvalho. O trajeto equivale a 7,4 quilômetros da ciclovia. Entre julho de 2023 e maio deste ano, cerca de dois quilômetros foram liberados para os usuários.
Esta é a terceira tentativa de abertura de um edital para reconstrução dos taludes, após a desistência de terceirizadas em etapas anteriores. Dois trechos da estrutura, que ficam perto do centro esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foram reparados nos últimos meses.
Futuramente, o Dmae deve abrir editais para fazer a manutenção dos outros sete trechos danificados.