A partir desta terça-feira (20), os ciclistas poderão voltar a utilizar o trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre, entre as avenidas João Pessoa e Salvador França, de acordo com a Secretaria de Mobilidade e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Devido a deslizamentos que ainda afetam algumas partes da ciclovia, adaptações foram feitas para permitir o uso seguro. Foram instaladas rampas de acesso na Avenida Ipiranga, próximo às ruas Ramiro Barcelos (sentido Centro-bairro), Silva Só (bairro-Centro) e São Manoel (Centro-bairro). Nesses pontos, haverá iluminação especial para guiar os ciclistas, que precisarão fazer desvios temporários para a pista de rodagem, onde a faixa da esquerda será bloqueada para garantir a segurança.
Essas medidas foram implementadas para garantir a segurança dos ciclistas enquanto as obras de reparo no talude são finalizadas.
De acordo com a EPTC, é importante que os ciclistas sigam as sinalizações de trânsito e respeitem os semáforos. Além disso, é recomendado o uso de iluminação traseira e dianteira nas bicicletas, especialmente para aqueles que circulam durante a noite.
Com extensão de 10 quilômetros, a ciclovia da Ipiranga tem oito quilômetros interditados desde setembro de 2023, quando o talude do Arroio Dilúvio desmoronou. Com a reabertura do trecho prevista para esta terça, estará permitida aos ciclistas a utilização de 60% da extensão total da estrutura.