A Câmara de Vereadores de Canoas aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (1º), um projeto da prefeitura que prorroga a gratuidade da tarifa das linhas de ônibus urbano.
O benefício do passe livre entrou em vigor em fim de maio, em função da enchente que castigou o município. Com a aprovação, a gratuidade fica em vigor até 2 de novembro, período de validade do decreto da situação de calamidade pública municipal.
Em troca, a empresa Sogal recebe subsídios custeados pela prefeitura. O projeto busca minimizar os impactos no custo de vida da população atingida pela enchente. Também considera as dificuldades e limitações no transporte coletivo metropolitano.
Quase três meses após o início das inundações, a linha do Trensurb só opera entre Canoas e Novo Hamburgo, o que gera impacto importante na rotina da população. A expectativa é de que o sistema só volte a funcionar, integralmente, perto do Natal.
Requisição administrativa
Em início de maio, a prefeitura de Canoas publicou um decreto de requisição administrativa de bens, serviços e pessoal da concessionária, o que possibilitou a garantia de operação e gratuidade do serviço.