Suspenso no ar, em um pedestal, um avião modelo Gloster Meteor F-8, de fabricação inglesa, chama a atenção de quem passa pela BR-116 no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Desativado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na década de 1960, após cumprir mais de 21,8 mil horas de voo, a aeronave se tornou o símbolo da praça Alberto Santos Dumont, mais conhecida como Praça do Avião.
No parque, perto da aeronave, um busto do pai da aviação também integra a decoração do espaço. Os dois monumentos fazem uma homenagem à história da aeronáutica na cidade.
— O Gloster Meteor na praça Alberto Santos Dumont não é apenas um marco histórico. Ele é uma âncora cultural que liga a identidade canoense à sua herança militar. A cidade se tornou conhecida por essa conexão a ponto de ser conhecida como Cidade do Avião — resume o chefe da unidade de Museu e Arquivo de Canoas, Airan Milititsky Aguiar.
A vinda do 3º Regimento de Aviação Militar do Exército, instalado no território de Canoas nos anos 1930, colaborou, anos depois, para a emancipação do município, que integrava o território de Gravataí.
— O regimento trouxe profissionais especializados que ajudaram a moldar a economia local, influenciaram a vida política e social e contribuíram para a infraestrutura urbana. O pessoal que veio prestar serviços à aviação, chamados à época de caça-ratos, tiveram que fazer as instalações da pista, das dependências dessa base militar. Eles incrementaram a composição social da cidade com engenheiros, mecânicos, oficiais — explica Aguiar.
Essa força social e intelectual contribuiu para um processo de busca por melhores condições de vida e de um desenvolvimento na estrutura urbana do local — até então um aglomerado de chácaras.
— Isso levou, a partir de um grupo chamado Comissão Pró Melhoramentos, à emancipação da cidade, em 1939. Então, existe uma relação entre a vinda da base aérea militar e a mudança de distrito de Gravataí para Canoas, como uma cidade com autonomia — contextualiza o historiador.
No ano seguinte, em 1940, tomou posse o primeiro prefeito, Edgar Braga da Fontoura. Em 1944, o regimento de aviação se tornou o que chamamos atualmente de Base Aérea de Canoas.
Outros aviões pela cidade
Além do Gloster Meteor exibido na chamada Praça do Avião, outra aeronave foi içada na cidade em lembrança à aeronáutica.
Ao lado do parque Eduardo Gomes, um AT-26 Xavante, avião de treinamento avançado produzido pela Embraer em 1975, passou a ser exposto à comunidade em 2010. Dentro das dependências da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), um segundo exemplar do Xavante indica a presença da aeronavegação na cidade.
Outros três monumentos do tipo estão expostos em territórios da Base Aérea de Canoas. Os modelos AT-33, C-95M Bandeirante e Caça Supersônica F-5M foram transformados em peças de exposição após se tornarem obsoletos. Há ainda mais um Gloster Meteor, que fica na entrada do território militar da cidade.