Um avião de guerra vai adornar o canteiro central de uma praça que está sendo construída na avenida Guilherme Schell em Canoas. A aeronave do modelo Xavante - utilizada para treinamento avançado, reconhecimento e ataque no solo - foi içada em um pedestal pelo setor de engenharia do 5º Comando Aéreo Regional (V Comar).
Segundo o major Steven, o Xavante foi utilizado durante anos no treinamento de pilotos em missões de defesa e lançamentos de foguetes e bombas. Ainda restam 12 aeronaves do mesmo modelo em atividade no Brasil. Elas estão todas no Rio Grande do Norte e devem ser desativadas no próximo ano.
O major, que foi instrutor e voou durante sete anos na aeronave, comemorou o fato de ela encerrar a carreira sendo homenageada. A aeronave é um AT-26 Xavante produzido pela Embraer em 1975 e que pertenceu a base aérea de Santa Maria, onde passou por reparos a fim de ser deslocada para Canoas.
Militares usaram equipamento semelhante a um guinho para içar o avião para cima de um pedestal, onde ficará exposto.
A nova praça do avião em Canoas está sendo construída no espaço localizado junto à alça de acesso do viaduto da Augusto Severo, ao lado do Parque Esportivo Eduardo Gomes, e junto à entrada do V Comar.
- O espaço pertence à aeronáutica e a prefeitura vai fazer o trabalho de ajardinamento e urbanização do local, com a colocação de calçamento ao redor do pedestal onde será colocada a aeronave e bancos. Será muito vistoso, pois quem passa pela avenida Guilherme Schell irá enxergar a aeronave - disse o Coordenador de Integração Institucional da Prefeitura, Luiz Possebom.
Avião de guerra vai adornar praça na avenida Guilherme Schell, em Canoas
V Comar fez o içamento da aeronave na tarde desta quarta-feira
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: