Moradores dos bairros Santa Cecília e Rio Branco, em Porto Alegre, enfrentam quedas de luz quase diárias desde o dia 30 de junho. O problema afeta imóveis de ao menos três ruas: São Vicente, Dona Eugênia e João Guimarães. Segundo relatos, o apagão acontece sempre durante a noite, entre 20h e meia-noite.
Síndica e residente de um condomínio na Rua São Vicente, bairro Santa Cecília, Patrícia Antthunes conta que a situação voltou a se repetir no domingo (7), e que os moradores não têm conseguido esclarecimentos por parte da CEEE Equatorial.
— O que a gente vê é um certo padrão na queda de luz. Escutamos barulhos e a energia elétrica se vai. Já abri diversos protocolos solicitando respostas e esclarecimentos, mas nada de retorno por parte da empresa — relata a moradora.
Outra moradora de região, Terezinha Cledir Spanemberg, 72, destaca que as quedas acontecem em horários de bastante demanda por energia:
— Cuido da minha mãe de 92 anos. É complicado ficar sem luz. Quanto falta, a gente vê caminhões da CEEE Equatorial andando pela rua e logo depois retorna. É bem na hora de pico, que todo mundo está em casa e precisa usar a energia elétrica.
Procurada pela reportagem de Zero Hora, a CEEE Equatorial informou que um religador que atende a região apresentava problemas e foi retirado de operação no domingo (7). O equipamento, que tem função de proteção da rede, foi enviado para manutenção. De acordo com a empresa, os clientes afetados estão com a energia elétrica normalizada após operação da equipe no local.