Clientes da RGE que ficaram sem energia elétrica durante a enchente receberam contas referentes à prestação do serviço no mês de junho com valores que ultrapassam os R$ 8 mil. A reportagem de Zero Hora recebeu relatos de moradores de Canoas, na Região Metropolitana. A própria concessionária, porém, confirma que o problema também foi registrado em São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Em Canoas, moradores de um condomínio no bairro Mato Grande, parte que foi atingida pela enchente, tiveram que sair de casa no dia 3 de maio. A energia elétrica foi desligada na região. No entanto, a primeira conta de luz após a enchente assustou.
O operador Gilson Stacke, 44 anos, retornou para casa apenas no dia 31 de junho e recebeu a fatura com valor de R$ 1.633,40, com vencimento em 8 de julho. Outro caso, que chama ainda mais atenção, aconteceu a uma moradora do prédio que recebeu a cobrança de R$ 8.578,51. Os clientes buscaram esclarecimentos junto à concessionária sobre os valores. Na noite de segunda-feira (1º), as contas foram canceladas.
Em nota, a RGE afirmou que 2 mil contas foram emitidas com valores incorretos nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Segundo a empresa, todos os boletos foram cancelados e novas contas de energia estão sendo emitidas. Os clientes que receberam contas erradas estão sendo avisados por e-mail ou SMS e não serão prejudicados, promete a companhia.