A prefeitura de Porto Alegre iniciou, na sexta-feira (5), um trabalho de recuperação do trecho 1 da Orla do Guaíba após a enchente de maio. As obras começaram pelo talude e pelo deck, com previsão de 10 dias para o término.
Conforme destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores, o trabalho de recuperação teve início pelos locais que ainda oferecem algum tipo de risco aos frequentadores da Orla, principalmente o talude, que sofreu um processo de erosão a partir do avanço da água do Guaíba.
— O talude é como se fosse um barranco, um "muro de terra", e ele erodiu, como se tivesse desbarrancado. Então, nós estamos recompondo o talude pra que ele não tenha mais rompimento, não impacte a pista e a gente possa garantir a segurança das pessoas — afirma Flores.
O investimento será de R$ 75 mil. O serviço é realizado pela empresa Ecoprest Engenharia e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
— É muito importante dar sequência a esse processo de restauração da cidade. A Orla é talvez o maior espaço de lazer de Porto Alegre, às vezes chega a receber 70 mil pessoas em um fim de semana, então a sua recuperação também é muito simbólica — complementa o secretário.
Além da recuperação do trecho 1, outros pontos da Orla ainda serão restaurados pela prefeitura. Segundo André Flores, o próximo a receber serviços de recuperação será o trecho 3.