Apesar do aumento no número de ônibus oferecidos pela Trensurb, os passageiros que utilizam a baldeação da estação Mathias Velho em direção a Porto Alegre, voltaram a enfrentar filas nesta terça-feira (16). Assim como no dia anterior, os mais afetados foram usuários que tinham como destino pontos da Zona Norte, como a região da Avenida Farrapos.
Os transtornos começaram depois da mudança no sistema de baldeação entre Canoas e Porto Alegre. Desde sábado, a Trensurb assumiu o transporte de ônibus da Mathias Velho até a estação Mercado de forma direta, sem cobrança de passagem. Aqueles que têm como destino final outras paradas precisam utilizar o ônibus convencional e arcar com o valor de R$ 6,85.
A Transcal aumentou a oferta de ônibus, que passaram a sair de 5 em 5 minutos. A mudança ocorreu após reclamações de usuários, ouvidos por Zero Hora. Mesmo assim, o embarque foi demorado, muitas pessoas não quiseram ficar de pé dentro do coletivo. Além disso, em pelo menos três vezes, a empresa não cumpriu com os horários, o que gerou um aumento da espera e das filas. Entre 7h e 8h os passageiros aguardaram de 10 a 30 minutos. A Metroplan, reguladora do transporte metropolitano, irá multar a empresa no valor de R$ 777,27.
— O povo está reclamando, não é só eu. Mas eles estão tentando, não estão conseguindo, ser efetivos no transporte. Até chegar em Porto Alegre demora demais e eles enchem os ônibus ao máximo — afirma o comerciante Márcio Antunes Alves.
Questionada, a Trensurb afirma que irá solicitar para a Metroplan que seja feito o reforço ou um rearranjo (novas paradas) no transporte gratuito, mas não deu detalhes sobre a orientação. A reguladora, por sua vez, diz que a mudança cabe à própria estatal com a empresa contratada, Transbus, que pertence aos mesmos donos da Transcal.