Um bloqueio da freeway, em Porto Alegre, causou seis quilômetros de congestionamento na saída da Capital na tarde desta sexta-feira (12). Motoristas enfrentam lentidão desde as avenidas Osvaldo Aranha e Paula Gama.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interrupção do trânsito é causada por uma manifestação, que ocorre no km 96, próximo à ponte nova do Guaíba. A PRF está no local e não informou qual o motivo do protesto.
A moradora Bruna Correia, ouvida pela reportagem, diz que o movimento é motivado pela demora para solução do problema da comunidade que precisaria ser realocada para construção das alças da nova ponte do Guaíba. As casas no local foram atingidas pela enchente de maio e os moradores afirmam ter recebido a promessa de que seriam encaminhados para novas moradias, o que ainda não se confirmou.
Inicialmente, o bloqueio era total, mas por volta das 16h45min houve liberação de uma faixa, informou a polícia. Já perto das 17h30min, apenas a pista mais à direita seguia bloqueada, por segurança. Os manifestantes estavam fora da rodovia. Com três faixas liberadas, o fluxo na freeway fluía bem, mas ainda havia lentidão na Avenida Castello Branco e no Túnel da Conceição.