Parte do solo da Colônia de Pescadores Ernesto Alves Z5, na Ilha da Pintada, cedeu no final da tarde de quarta-feira (24). O local, que fica na Rua Nossa Sra. da Boa Viagem, foi isolado pela Defesa Civil de Porto Alegre.
A área em que o solo desmoronou, segundo os moradores e a prefeitura, é o trapiche da Colônia, onde as embarcações ficam atracadas.
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores, Gilmar Coelho, além da plataforma, parte do muro e da beirada também foram perdidos.
— Cedeu toda a parte aqui da beirada, e não acreditávamos que iria cair, até porque tinha um muro de areia com dois metros de altura por aqui. A gente usa esse espaço em época de turismo também, até para socorro. Agora, como cedeu, não sei o que faremos, e ainda tem a preocupação com a possibilidade desse desmoronamento avançar — disse.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) esteve no local nesta quinta (25) para analisar o impacto da erosão no solo. A previsão é de que em até 15 dias um serviço emergencial na área seja concluído, com a colocação de pedras de rachão para contenção.
De acordo com o presidente da Colônia Z5, a maioria dos pescadores da comunidade já está trabalhando, mas parte tem contado com doações e auxílios para seguir em frente. Em entrevista a Zero Hora, Coelho contou que muitos dos colegas de pesca perderam praticamente tudo durante a enchente de maio, incluindo residências e embarcações.
— Estamos procurando formas de agilizar tudo para os pescadores. A colônia continua trabalhando, mas a preocupação maior é a questão de o pessoal não ter condições de recomeçar. Muita gente perdeu tudo e está morando fora da sua antiga casa — apontou.
Conclusão de retirada da areia em ruas da região das ilhas é adiada para próxima semana
Previsto para ser concluído até o fim desta semana, o serviço de retirada de areia da enchente, que tomou as ruas da Região das Ilhas de Porto Alegre, foi adiado pela prefeitura. De acordo com a Smsurb, ainda é preciso finalizar a limpeza da Ilha Mauá, a menor do bairro Arquipélago, o que adia o prazo de conclusão para a próxima semana.
Mais de 90% da areia acumulada por conta da inundação foi recolhida da região. No sábado (20), a Ilha da Pintada teve a limpeza das vias finalizada. Até esta quinta-feira (25), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) havia recolhido o equivalente a 15 mil metros cúbicos de areia das ruas da do bairro. A retirada de entulhos da enchente continua e segue sem um prazo definitivo para conclusão, devido ao retorno gradual de moradores para suas residências.