O furto de cabos e problemas técnicos na rede de energia elétrica têm deixado pedestres na penumbra no entorno da estação Aeroporto da Trensurb. Na manhã desta terça-feira (23), a reportagem de Zero Hora esteve no local e flagrou postes de luz desligados e a passarela que liga a estação ao aeroporto totalmente às escuras.
Quando os pedestres descem da passarela, que atravessa a Avenida Zaida Jarros em meio à escuridão, ainda precisam encarar paradas de ônibus sem iluminação, como é o caso da que fica em frente ao aeroporto, próximo da Avenida Severo Dullius. A dificuldade faz com que as pessoas circulem ressabiadas pelo local.
— Faz semanas que está sempre nessa penumbra. Tenho que estar sempre alerta. Tem que estar sempre com a visão em 360º — afirma o vigilante Paulo da Silva, 65 anos.
A reportagem questionou as autoridades sobre a situação. A Trensurb informou que o problema ocorre em razão do furtos de cabos. A empresa diz que está procurando uma solução, mas ainda não deu prazo para resolver.
Já a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), declarou que houve uma falha no circuito que alimenta a rede no entorno, que está com a "chave aberta". Foi aberto, então, um protocolo junto à CEEE Equatorial para normalização do trecho.
Nesta quarta-feira (24), uma equipe da secretaria irá ao local para averiguar. Caso se confirme, irá iniciar um processo de manutenção.