Familiares e amigos das vítimas da tragédia do voo JJ3054 da antiga companhia aérea TAM (hoje Latam) organizam em Porto Alegre atos em memória aos 17 anos da tragédia, que matou 199 pessoas em 17 de julho de 2007.
O AirBus A320 havia saído da capital gaúcha e, ao aterrissar, não conseguiu frear na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e colidiu em um depósito de cargas da TAM Express, vizinho a um posto de combustível, que acabou explodindo. Todos os 187 passageiros e tripulantes a bordo da aeronave e mais doze pessoas em solo morreram.
Dois atos serão realizados. Na próxima quarta-feira (17), será celebrada missa em memória das vítimas na Catedral Metropolitana, no Centro de Porto Alegre. No domingo (21), familiares e amigos das vítimas realizam ato no Memorial Largo da Vida, localizado na rotatória da Avenida Severo Dullius, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em São Paulo, não está prevista programação especial. Porém, familiares e amigos organizam visitas à Praça Memorial 17 de Julho, onde ficava o depósito de cargas da TAM Express.
O caso na Justiça
Após a tragédia, o tema foi alvo de processos em duas esferas. Na área cível, houve fechamento de acordos com parte das famílias. Na esfera criminal, o caso foi levado à Justiça pelo Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP). Três pessoas foram denunciadas: dois diretores da TAM e uma diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O trio acabou inocentado em 2017 pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, em razão de possível negligência. O MPF-SP decidiu não recorrer por avaliar que as provas não poderiam ser reavaliadas.
Em nota, a Latam Airlines disse que está empenhada em concluir o pagamento das indenizações:
"A LATAM Airlines se solidariza com todos aqueles que foram afetados pelo acidente com o voo JJ3054, há 17 anos. Embora consciente de que nada poderá compensar as perdas, a companhia se empenhou, desde o primeiro momento, em apoiar os familiares de todas as maneiras e concluir o mais rápido possível o procedimento de indenização."
Programação
- Dia 17 (Quarta-feira), às 18 horas: missa em memória das vítimas na Catedral Metropolitana, no Centro de Porto Alegre.
- Dia 21 (Domingo), às 15 horas: familiares e amigos das vítimas estarão presentes no Memorial Largo da Vida, rotatória localizada na Avenida Severo Dullius, em frente ao Ibis Hotel, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O Ato de Oração contará com a presença do Padre Rogério, da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.
- Em São Paulo, não haverá programação pontual. Familiares e amigos das vítimas farão suas livres homenagens na Praça Memorial 17 de Julho, no dia 17 de julho e demais dias.