A Trensurb estima ampliar, ainda neste mês, o número de estações onde os trens operam. Nesta sexta-feira (7), a empresa projetou que as estações Farrapos, Aeroporto, Anchieta, Niterói, Fátima e Canoas têm condições de serem reabertas.
Entretanto, além da limpeza nos locais, será necessário concluir a recuperação da subestação de energia São Luís, em Canoas, onde houve uma pane e um princípio de incêndio no final de maio.
A estimativa é que os reparos na subestação sejam finalizados até o final da semana que vem. Se a projeção se confirmar, é possível que os trens circulem até a estação Farrapos até o final de junho.
Já para as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro não há previsão de retorno. Segundo a Trensurb, os danos na via férrea, em duas subestações de energia e a dificuldade para conseguir material prejudicam a retomada nesses pontos.
Por enquanto, os trens seguem circulando entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo, com intervalo de 35 minutos entre as viagens. Neste final de semana, os trens irão circular com horário reduzido.