O programa Gaúcha Atualidade está ouvindo ex-prefeitos de Porto Alegre sobre o que fizeram durante seus mandatos em relação à proteção da cidade contra enchentes e o que eles acreditam que deve ser feito a partir de agora para que tragédias como as que acometeram a Capital em 1941 e em maio deste ano não se repitam. Nesta quinta-feira (6), Alceu Collares, que governou a cidade de 1986 a 1989, participou por meio de áudio enviado à Rádio Gaúcha.
Na gravação, Collares afirma ter feito a canalização de valões em diferentes pontos da cidade, como o bairro Sarandi, e concluído obras na Avenida Beira-Rio, que, segundo ele, foi construída sobre um dique e cujos trabalhos haviam sido iniciados no governo de Leonel Brizola.
— O prefeito é responsável por tudo o que está acontecendo na sua cidade, com o povo e com a segurança. A minha maior preocupação sempre foi a segurança da população. Quando prefeito, fizemos a canalização de valões, no Sarandi, na Vila Elizabeth e em outros lugares — explica.
Collares disse que, naquele período, defendeu que o Muro da Mauá não fosse derrubado, mesmo diante de insistência de grupos contrários à construção:
— Toda hora eu levantava a voz defendendo que não fizessem qualquer coisa que pudesse derrubar o muro. Havia uma preocupação de um conjunto grande de pessoas que queriam derrubar o muro, mas havia um conjunto também de pessoas, os técnicos, que defendiam a manutenção do muro.