Após mais de 40 dias, o Mercado Público de Porto Alegre reabrirá parcialmente nesta sexta-feira (14). A partir das 8h, os primeiros 14 estabelecimentos retomam as atividades no local.
Entre eles, estão restaurantes do segundo piso e lojas com abertura para a rua (veja a lista abaixo). Todos poderão funcionar até as 19h.
A entrada de clientes será feita apenas pela Avenida Borges de Medeiros. As bancas com saída para a Avenida Júlio de Castilhos, que não tinham sido liberadas em um primeiro momento, agora também poderão abrir. As demais lojas internas do térreo retomarão as atividades na próxima terça-feira (18).
Na manhã desta quinta (13), as bancas que vão reabrir arrematavam os últimos preparativos, enquanto outras ainda passam por um processo mais denso de reconstrução e limpeza. Rafael Sartori, presidente da Associação dos Permissionários e administrador de uma loja de carnes no Mercado, ressalta a expectativa alta entre os comerciantes.
— Eu costumo definir como o pior episódio da história dos 155 anos do Mercado Público. Já passamos por outra enchente, incêndio, ameaça de demolição, crises econômicas, greves, pandemia, mas em um patamar igual a esse é difícil achar. Estamos com muita saudade. A gente chega cedo, vai embora tarde, atende muita gente. Foi um sentimento de muita aflição ficar todo esse tempo sem poder fazer a nossa vocação — afirma ele.
Além da limpeza e do reparo do que foi atingido pela cheia, muitos proprietários reformaram suas bancas. Para Sartori, isso faz parte de um processo de potencializar as melhorias em meio à crise:
— Estamos fazendo um novo mercado. Ele vai voltar melhor do que era antes. Está mais limpo, mais organizado. Problemas que a gente deixava para resolver depois, como uma troca de equipamento, pintura, uma limpeza mais detalhista, enfim, tudo o que a gente deixava passar ao longo da rotina, eu posso garantir que agora foi feito.
A limpeza interna e a desratização do Mercado Público começou no dia 23 de maio e foi concluída no último sábado (8), mesmo dia em que a energia elétrica do prédio foi religada.
Até antes da enchente, o mercado tinha 132 lojas ocupadas e 12 desocupadas. Em média, 300 mil pessoas visitavam o local diariamente, com um faturamento também diário de R$ 500 mil a R$ 600 mil.
Confira as lojas e os restaurantes que reabrem nesta sexta-feira:
Restaurantes:
- Restaurante Pires
- Lancheria Luz
- Restaurante Naval
- Rincón 74 - Cultura del Assado
- Bar Chopp 26
- Badden Torrefação de Cafés
- Giallo Sanduicheria
- Mamma Júlia
- Taberna 32
- Di Toni
Lojas:
- Lotérica Gaúcha - Banriponto
- Mega Dupla Loteria
- Zimmer
- Mercado de Ideias - salas 6 e 8