O Mercado Público de Porto Alegre será reaberto parcialmente na próxima sexta-feira (14). Reunião entre representantes dos permissionários e da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) definiu como se dará a volta do tradicional ponto de compras do Centro Histórico.
Os restaurantes do segundo piso e as lojas que têm acesso direto para a rua poderão funcionar no horário entre 8h e 19h. O acesso se dará apenas pela Avenida Borges de Medeiros.
Na parte interna, tapumes serão instalados para impedir a livre circulação pelo prédio. O acesso ao segundo piso se dará somente pelas escadas.
A exceção fica para as bancas voltadas para a Avenida Júlio de Castilhos. Como a Trensurb ainda não retirou o lixo e a água acumulada do acesso para a Estação Mercado, os donos de lojas com acesso direto para a via precisarão manter seus pontos fechados.
No dia 18, as lojas internas do térreo poderão reabrir. Apesar disso, a maior parte das bancas permanecerá fechada.
— A minoria (das bancas) vai conseguir reabrir até o dia 18. A maior parte seguirá em obras. A reabertura vai depender do cronograma de reconstrução de cada loja — informa o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.
Depois do dia 18, as obras na parte interna só poderão ocorrer após as 19h. Mesmo com a reabertura, o pagamento mensal dos mercadeiros para a prefeitura seguirá suspenso.
A limpeza interna e a desratização do Mercado Público foi concluída no último sábado (8), mesmo dia que a energia elétrica do prédio foi religada.