Parceria dos governos estadual e municipal, do Exército e de protetores de animais, a primeira edição da Feira de Adoção Responsável ocorreu neste sábado (22) e domingo (23) no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. O número de animais adotados chegou a 202. A prefeitura da Capital, o Shopping Total e a ONG Cão da Guarda realizarão uma nova feira, com duração de 30 dias, para doação de mais gatos e cachorros.
O objetivo do evento deste final de semana era encontrar um lar definitivo para pets resgatados durante a enchente de maio. A meta da prefeitura era dar uma nova casa para cerca de 200 animais. Com tendas bem organizadas ao redor do Monumento ao Expedicionário, os visitantes podiam observar e interagir com os pets. Para adotar um bichinho, era necessário levar guia ou caixa de transporte, documento de identificação e comprovante de residência.
No sábado (22), foram adotados 95 animais, sendo 26 gatos e 69 cachorros. Os bichinhos disponíveis para adoção responsável tinham tamanhos, cores e históricos diferentes. Os tutores interessados podiam passear pela feira para escolher o novo melhor amigo. No domingo (23), o sucesso foi maior: 107 bichinhos receberam um novo lar, sendo 30 gatos e 77 cachorros.
Todos os bichinhos entregues para a doação estavam vacinados e já tinham recebidos microchips. A maioria dos pets também estava castrada. Aqueles que ainda não haviam realizado o procedimento foram cadastrados para que a prefeitura possa entrar em contato com as novas famílias para agendar as cirurgias gratuitamente.
No próximo sábado (29), começa a nova feira de adoção, organizada pela prefeitura da Capital, em parceria com o Shopping Total e a ONG Cão da Guarda. O evento ocorrerá no Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545 - Independência), diariamente, das 14h às 19h, até o dia 28 de julho. A expectativa da prefeitura é que um número ainda maior de bichinhos seja doado durante o evento.