Dos 272 parquímetros de Porto Alegre, 58 foram afetados pela enchente, sendo que 52 tiveram perda total e vão precisar ser substituídos. Isso corresponde a 19% do total de equipamentos que estão estragados. A operação do sistema rotativo da Área Azul foi retomada em 20 de maio, somente nas áreas não afetadas pela enchente.
Nas áreas afetadas do Centro Histórico, Floresta, Cidade Baixa, Praia de Belas e Menino Deus não está ocorrendo a cobrança. As vagas podem ser utilizadas para equipes de limpeza ou para colocar material a ser recolhido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
O município deixou de arrecadar cerca de R$ 1,2 milhão com o estacionamento rotativo no mês de maio. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, não houve aumento de inadimplência ou das multas aplicadas por desrespeito ao estacionamento rotativo no período.
A cobrança segue normalmente nos bairros Moinhos de Vento, Azenha e Bom Fim, além da Avenida Assis Brasil, na região do Cristo Redentor, e no entorno do shopping Iguatemi.
A Secretaria informou que o pagamento independe do uso dos parquímetros, já que pode ser feito pelos aplicativos SigaPay e Digipare, ou por ativação automática do estacionamento via pix, SMS ou débito automático.
Até por esse motivo, ainda não há previsão para a substituição dos equipamentos, já que, quando houver a retomada a cobrança - o que segue sem prazo - , eles não serão indispensáveis.